top of page

Projeto Distribuição de Mudas em Payamah

A comunidade indígenas não tem  tanto privilégio na parte da agricultura. As aldeias indígenas não têm muitos recursos para evoluir na agricultura. A Distribuição De Mudas em Payamah ajudará nessa parte para distribuição de mudas de diversas variedades para plantar na comunidade indígena. O projeto busca ampliar o ramo da agricultura na aldeias para que a família indígena não passe fome nem um dia.

O projeto tem como objetivo ajudar a famílias indígenas que precisam da agricultura para próprio consumo ou renda. Dessa forma as famílias poderão se sustentar pela agricultura e ampliar de vez o comércio na comunidade indígena surui.

 

Espero ajudar comunidade surui a evoluir no ramo da agricultura e colheita para que ninguém passe fome.

Precisamos de doações para a compra das mudas.

Minha história

WILLIAM HOYA ROEALAH SURUI.jpeg

Meu nome é  Willian Hoya Roealah Suruí. Nasci na cidade de Cacoal-RO. Tenho dezoito anos. Sou ativista indígena do Povo Paiter Suruí. Moro na aldeia Payamah. Meu sonho é desenvolver meus conhecimentos para guiar a nova geração no caminho certo a percorrer. Escuto meus anciãos e professores para aprender e alcançar meus sonhos. 

 

O Nome da minha comunidade é Payamah. ela está localizada na região fronteiriça, ao norte do município de Cacoal do estado de Rondônia. A comunidade tem muitas tradições na dança, história e agricultura. A comunidade tem preservado a tradição junto com o ponto turístico, para que todos possam ver cultura indígenas paiter suruí.

 

Todas as aldeias estão sofrendo com desmatamento. As pessoas não indígenas entrando na floresta ilegalmente sem a permissão de ninguém. Os animais estão sumido e o rio secando. Desde 2018 isso vem aumentando drásticamente quando tivemos uma terrível seca. Os culpados por esses problemas são as pessoas que vem desmatando a floresta e isso vem afetando os animais e a natureza. Minha comounindade tem se sentido frustrada porque ninguem toma medidas para solucionar o problema.

Estamos em busca de parcerias

bottom of page