top of page


DOCUMENTÁRIO XINGU - Mudanças Climáticas e o Povo Waurá

Os efeitos das mudanças climáticas estão acontecendo cotidianamente no mundo todo, mas nem sempre as pessoas mais afetadas são ouvidas. O Povo Wauja, o qual vive na região do Alto Xingu, vêm sofrendo fortemente o impacto desses efeitos na sua cultura e território.

À vista disso, o projeto consiste na produção de um documentário de curta-metragem que retrata as consequências das mudanças climáticas no Território Indígena do Xingu, com ênfase no Povo Waurá.

Apesar das mudanças climáticas serem um tema muito falado atualmente, a maioria das pessoas não sabe exatamente como elas vêm afetando a cultura e o território dos povos indígenas do Xingu, logo, o audiovisual busca retratar isso a partir do ponto de vista do povo Waurá.


Minha História

"Através do audio visual podemos abrir a oportunidade para ter a visibilidade do guardião das florestas para o mundo conhecerem que o povo indígena é a maior protetor das florestas."

Me chamo Piratá Waurá, tenho graduação em licenciatura intercultural na área de Língua Arte e Literatura, cursei na Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT. Moro na aldeia Piyulaga do povo indígena Wauja, localizada no Território Indígena do Xingu do município de Gaúcha do Norte-MT.

O povo Waujá sempre vem valorizando a sua cultura para compartilhar futuramente com os mais jovens que virão para seguir em frente e para que possa fortalecer a sua tradição. Nosso povo vem lutando para manter o nosso território contra o desmatamento, a invasão de madeireiro ilegal.

O projeto do governo não ajuda a combater a invasão dos madeireis ilegais, que entram no Território e tiram madeira. Com o tempo passando, chegam mais problema que são difíceis de entender. Hoje a mudança climática afetou o Xingu, fogo cada vez mais sem controle, muita seca e o calendário que o povo utiliza ficou confuso.

Entendemos que a terra é muito importante para sobreviver, os rios, as florestas e o meio ambiente que sustenta a vida na aldeia. 


 

Pirata.jpg


Com esse problema atual no Xingu o projeto áudio visual  buscar mostrar o realidade atual do xingu, para mostrar como está acontecendo com as pessoas do xingu com a questão de mudança climática, cultura, vivência, invasão do não indígena, porque o indígena é muito pouco lutando para salvar a humanidade.

Através do audio visual podemos abrir a oportunidade para ter a visibilidade do guardião das florestas para o mundo conhecer que o povo indígena é o maior protetor das florestas.

 

"O projeto áudio visual  buscar mostrar o realidade atual do Xingu, para mostrar como está acontecendo com as pessoas do xingu com a questão de mudança climática, cultura, vivência, invasão do não indígena, porque o indígena é muito pouco lutando salvar a humanidade."

Estou em busca de recursos e parcerias para desenvolver esse projeto. 

Meu email: profpiratawauja@gmail.com

bottom of page